terça-feira, 9 de junho de 2015

PORTO


PALÁCIO DA BOLSA

Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.
Com uma mistura de estilos arquitetônicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitetura toscana, assim como o neo palaciano inglês.
Sede da Associação Comercial do Porto, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade. O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e teto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.
Na Sala dos Retratos encontra-se uma famosa mesa do entalhador Zeferino José Pinto que levou três anos a ser construída, revelando-se um "exemplar altamente qualificado em todas as exposições internacionais a que concorreu"


PÁTIO DA NAÇÕES, DETALHE PARA O TETO DE VIDRO
COM VISTA PARA A TORRE DO RELÓGIO
PÁTIO DAS NAÇÕES

DETALHE PARA OS BRASÕES DE TODAS AS NAÇÕES
AS QUAIS PORTUGAL TINHA RELAÇÕES COMERCIAIS

DETALHE PARA AS DATAS

BRASÃO BRASILEIRO

IMPONÊNCIA DO PÁTIO DAS NAÇÕES

DETALHE DOS LUSTRES PESANDO 1,5 TONELADAS


TELA DA SALA DO TRIBUNAL

SALA DO TRIBUNAL

SALA DOURADA

SALA DAS ASSEMBLEIAS GERAIS


SALÃO ÁRABE

DETALHE PARA A DECORAÇÃO FOLHADA A OURO

PORTAS COM DECORAÇÃO FOLHADA

COLUNAS COM INSCRIÇÕES DE AGRADECIMENTO
 AOS ÁRABES PELA PARCERIA COMERCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário