sexta-feira, 29 de maio de 2015

Arco da Rua Augusta



Arco da Rua Augusta

É um arco triunfal situado na parte Norte da Praça do Comércio, sobre a Rua Augusta, em Lisboa
A sua construção começou após o terremoto de 1755, mais concretamente em 1775, mas esta primeira versão, que poderá não ter sido concluída, viria a ser demolida em 1777, após o início do reinado de D. Maria I e a demissão do Marquês de Pombal. Em 1873, recomeçou a edificação do arco segundo o projeto do arquiteto Veríssimo José da Costa, que remonta a 1843/44, tendo ficado as obras concluídas em 1875.
Na parte superior do arco, é possível observar esculturas de Célestin Anatole Calmels, enquanto num plano inferior se encontram esculturas de Vítor Bastos. As esculturas de Calmels representam a Glória, coroando o Gênio e o Valor. As esculturas de Vítor Bastos representam Nuno Álvares PereiraViriatoVasco da Gama e o Marquês de Pombal.
A construção do coroamento do Arco da Rua Augusta, c. 1862-1873.
Temos ainda na lateral esquerda o rio Tejo e na lateral direita o rio Douro da autoria do escultor Vítor Bastos também1 . Os rios Tejo e Douro delimitam a região onde viviam os Lusitanos2
O texto inscrito no topo do arco remete-nos à grandiosidade portuguesa aquando dos descobrimentos e à descoberta de novos povos e culturas. VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”.
A partir de 9 de agosto de 2013, é possível, usando um elevador e dois lances de escadas íngremes, chegar ao miradouro no topo do Arco, por 2,5 euros3 . Durante o primeiro ano em que esteve aberto, foi visitado por 130 mil pessoas
VISTA PARA O CASTELO

ESCULTURA NO TOPO

VISTA PARA A PONTE 25 DE ABRIL

VISTA PARA A SÉ

VISTA PARA A RUA AUGUSTA


VISTA PARA O TERREIRO DO PAÇO

O ARCO E SUA IMPONÊNCIA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário